O homem do ano e o momento do ano, que ficará registado nos anais da história. 2009 chegará e então se verá se sim, nós podemos vencer a crise. Como? mudança (change). O grandes homens não são os que emitem palavras vãs mas os que juntam às palavras as acções.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem


«Mais 40 milhões de pessoas juntaram-se este ano ao grupo de subalimentados do planeta, principalmente, devido à subida dos preços dos géneros alimentares, de acordo com as estimativas preliminares da FAO», afirmou Jacques Diouf. Os dados da agência da ONU para a Agricultura e Alimentação referem que, em 2007, passavam fome 923 milhões de pessoas e que, neste momento, este número aumentou, contando com mais 40 milhões de pessoas, apesar do preço dos alimentos ter vindo a baixar desde o início de 2008.
«Mais 40 milhões de pessoas juntaram-se este ano ao grupo de subalimentados do planeta, principalmente, devido à subida dos preços dos géneros alimentares, de acordo com as estimativas preliminares da FAO», afirmou Jacques Diouf.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Louvado sejas, ó Magalhães!
querem melhor combate à política de exibicionismo e propaganda descarada...
Magalhães, um computador multifacetado
Não é que a ideia em si seja má. Mas servir de tema para uma música numa acção de formação...
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
retrospectiva 2 do mês de Setembro
Hugo Chávez anuncia compra de computadores portugueses. É o Magalhães a internacionalizar-se. Não quererá comprar o sistema educativo de cá também ?!
restrospectiva 1 do mês de Setembro: uma grande entrevista
P. Como interpreta isso?
quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O tempo corre sem cessar, corre rumo a um futuro quase sempre incerto, vindo de presente quase sempre pouco duradouro. É esta a roda-viva do tempo que nos envolve, entranhando-se profundamente na nossa derme. Nem mesmo a vontade férrea pode parar o tempo.
Mas desenganem-se aqueles que pensam que o tempo se inscreve apenas na derme. Este fixa-se ainda na história e na memória. Tanto mais é valioso o tempo, quanto o valor dos acontecimentos que nele decorrem. O tempo é, em primeiro lugar, o tempo que se alimenta incessantemente de si próprio, perpetuando-se a si mesmo, e em segundo lugar, é o tempo da relação do eu com os outros no mundo.
Não se vence o tempo, dá-se tempo ao tempo, e ele a seu tempo haverá de dizer de sua justiça.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
umas quantas anotações...
sábado, 16 de agosto de 2008
terça-feira, 12 de agosto de 2008
da condição humana...
"INSOFRIDO TEMÍVEL ADAMADO PURO SAGAZ INTELIGENTÍSSIMO MODESTO RARO CORDIAL EFICIENTE CRITERIOSO EQUILIBRADO RUDE VIRTUOSO MESQUINHO CORAJOSO VELHO RONCEIRO ALTIVO ROTUNDO VIL INCAPAZ TRABALHADOR IRRECUPERÁVEL CATITA POPULAR ELOQUENTE MASCARADO FARROUPILHA GORDO HILARIANTE PREGUIÇOSO HIEROMÂNTICO MALÉVOLO INFANTIL SINISTRO INOCENTE RIDÍCULO ATRASADO SOERGUIDO DELEITÁVEL ROMÂNTICO MARRÃO HOSTIL INCRÍVEL SERENO HIANTE ONANISTA ABOMINÁVEL RESSENTIDO PLANIFICADO AMARGURADO EGOCÊNTRICO CAPACÍSSIMO MORDAZ PALERMA MALCRIADO PONDEROSO VOLÚVEL INDECENTE ATARANTADO BILTRE EMBIRRENTO FUGITIVO SORRIDENTE COBARDE MINUCIOSO ATENTO JÚLIO PANCRÁCIO CLANDESTINO GUEDELHUDO ALBINO MARICAS OPORTUNISTA GENTIL OBSCURO FALACIOSO MÁRTIR MASOQUISTA DESTRAVADO AGITADOR ROÍDO PODEROSÍSSIMO CULTÍSSIMO ATRAPALHADO PONTO MIRABOLANTE BONITO LINDO IRRESISTÍVEL PESADO ARROGANTE DEMAGÓGICO ESBODEGADO ÁSPERO VIRIL PROLIXO AFÁVEL TREPIDANTE RECHONCHUDO GASPAR MAVIOSO MACACÃO ESFOMEADO ESPANCADO BRUTO RASCA PALAVROSO ZEZINHO IMPOLUTO MAGNÂNIMO INCERTO INSEGURÍSSIMO BONDOSO GOSMA IMPOTENTE COISA BANANA VIDRINHO CONFIDENTE PELUDO BESTA BARAFUNDOSO GAGO ATILADO ACINTOSO GAROTO ERRADÍSSIMO INSINUANTE MELÍFLUO ARRAPAZADO SOLERTE HIPOCONDRÍACO MALANDRECO DESOPILANTE MOLE MOTEJADOR ACANALHADO TROCA-TINTAS ESPINAFRADO CONTUNDENTE SANTINHO SOTURNO ABANDALHADO IMPECÁVEL MISERICORDIOSO VOLUPTUOSO AMANCEBADO TIGRINO HOSPITALEIRO IMPANTE PRESTÁVEL MOROSO LAMBAREIRO SURDO FAQUISTA AMORUDO BEIJOQUEIRO DELAMBIDO SOEZ PRESENTE PRAZENTEIRO BIGODUDO ESPARVOADO VALENTE SACRIPANTA RALHADOR FERIDO EXPULSO IDIOTA MORALISTA MAU NÃO-TE-RALES AMORDAÇADO MEDONHO COLABORANTE INSENSATO CRAVA VULGAR CIUMENTO TACHISTA GASTO IMIRALÃO IDOSO IDEALISTA INFUNDIOSO ALDRABÃO RACISTA MENINO LADRADOR POBRE-DIABO ENJOADO BAJULADOR VORAZ ALARMISTA INCOMPREENDIDO VÍTIMA CONTENTE ADULADO BRUTALIZADO COITADINHO FARTO PROGRAMADO IMBECIL CHOCARREIRO INAMOVÍVEL..."
O'NEILL, Alexandre 1972 — Entre a Cortina e a Vidraça
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Pense-se nisto...

quarta-feira, 2 de julho de 2008
João Villaret :: Cântico Negro :: José Régio
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Alegrias e tristezas
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Num tempo em que se faz contas à vida
«Nas esferas da governação, devemos proteger-nos contra a aquisição de uma influência indesejada, procurada ou não, por parte do complexo militar-industrial. Existe, e permanecerá, o potencial para um surto desastroso de poder mal concentrado. Não devemos nunca permitir que o peso desta conjugação ameace as nossas liberdades ou o processo democrático. Não devemos partir do pressuposto de que tudo esteja garantido.»
sexta-feira, 6 de junho de 2008
A dura realidade dos factos
terça-feira, 3 de junho de 2008
O sonho é uma constante da vida
que o digam as crianças, o sonho de um amanhã melhor...
que o digam os portugueses que por estes dias apoiam com paixão a selecção de todos nós...
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Apontamentos

2 Notas: a) "Injustiça, desigualdade e impunidade são as marcas do mundo de hoje. Os governos devem agir agora para diminuir a distância que separa as suas promessas do seu desempenho”. O relatório de 2008 da Amnistia Internacional mostra que, 60 anos depois da Declaração Universal dos Direitos Humanos ter sido adoptada pelas Nações Unidas, as pessoas ainda são torturadas ou maltratadas em pelo menos 81 países, enfrentam julgamentos injustos em, pelo menos, 54 países e são proibidas de se expressar livremente em, pelo menos, 77 países. "O ano de 2007 caracterizou-se pela impotência dos governos ocidentais e pela ambivalência ou relutância das potências emergentes para enfrentar algumas das piores crises de direitos humanos do mundo, desde os conflitos enraizados até às crescentes desigualdades que estão a deixar milhões de pessoas para trás", afirmou Irene Khan.
b) "O preço do petróleo valia hoje quase menos nove dólares (5,75 euros) em Nova Iorque, face ao recorde histórico de 135,09 dólares (86,31 euros) atingido a 22 de Maio, reagindo ao efeito da queda do consumo de combustíveis nos EUA" in Publico. Esperamos para ver os reflexos por cá nos preços dos combustíveis. Será que sim, será que não?
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Dizer não
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Factos preocupantes
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Umas quantas considerações
sexta-feira, 2 de maio de 2008
sexta-feira, 25 de abril de 2008
25 de Abril
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
José Afonso, "Grândola, Vila Morena"
terça-feira, 22 de abril de 2008
Dia da Terra
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Inquietações
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Emoção
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Metereologia e Futurologia
Os avisos têm vindo a ser feitos por diversas entidades, por exemplo, pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, contudo nem todos parecem querer escutar. Não parece muito a temperatura média global do planeta ter aumentado 0,6º C no último século, no entanto, esta fracção decimal, tudo o indica, potencia a frequência e a severidade dos fenómenos metereológicos extremos.
É tempo de governarmos bem a nossa Casa, é que a Natureza, a nossa Casa (oikos), precisa bem menos de nós, do que aquilo que nós precisamos dela. Se queremos e desejamos o bom governo da nossa própria casa, se queremos e desejamos o bom governo das Nações, porque não havemos de querer e desejar o bom governo daquela que é verdadeiramente a nossa Casa?!
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Ditadura da imagem
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Pensar
Quando o vento cresce e parece que chove mais."
Alberto Caeiro
Quando pensar parece "incomodar", vamos parar para pensar, contra o "vento" e a "chuva". E que a serenidade nos acolha no seu abrigo.